O Homem é o Único Animal Que Nasce Totalmente Dependente

Postado por Claudete Em 01 novembro, 2011 1 comentários
Desde que nascemos, precisamos ter alguém cuidando de nós, alguém que se preocupe, que perceba se algo está errado. Desde esse momento, somos estimulados a trabalhar em equipe, pois nunca estamos sozinhos. Precisamos sempre de outra pessoa para que possamos ficar bem.
Nosso trabalho não é diferente.
Não conseguimos nada sozinhos. Precisamos uns dos outros sempre! Imagine o que seria um vendedor dentro de uma loja com vários colegas e simplesmente não saber compartilhar, não saber dividir experiências, não dar ou pedir ajuda quando se faz necessário! Não dá não é mesmo?
Aquela história de não passar conhecimento para não arrumar um concorrente não pode mais existir.
Quando aprendemos algo e guardamos para nós mesmos, o conhecimento acaba esquecido como se fosse uma porcelana velha dentro da cristaleira. É até valiosa, mas pode não ter mais utilidade. Ao contrário, quando compartilhamos conhecimento multiplicamos o saber, porque eu aprendo mais, você aprende mais e todo mundo ganha!
O trabalho em equipe é assim! Um ajudando ao outro e todos trabalhando para sucesso comum. O importante é acreditar que juntos, podemos fazer toda a diferença!!!
Pense em trabalho de equipe como se estivesse num barco a remo com vários remadores. Existe o timoneiro, que dá o sentido da navegação e o rítmo, e todos têm de remar na mesma direção! Se um remador parar de remar, ou pior, remar na direção contrária, é bem provável que esse barco não chegue ao seu destino, ou chegue com muito atraso.
No trabalho não podemos ser dependentes, como os bebês são dependentes de seus pais. Nem podemos nos isolar, acreditando sermos intocáveis. Aprender a compartilhar e colaborar, e fazer isso de forma espontânea faz o sucesso e o crescimento pessoal e de sua equipe, deixando o ambiente de trabalho muito mais leve e tranquilo!

Um abraço,
Claudete Duhou

1 comentários :

Anderson Pedroza disse...

Bom texto, Claudete! Parabéns!

Postar um comentário