Aproveite os momentos bons e ruins da sua vida

Postado por João Pires Em 10 junho, 2012 1 comentários
É natural ter momentos bons e ruins, e o mais importante é mudar a forma como você se sente internamente e como reage aos acontecimentos bons e ruins, ou melhor, como você encara a situação.

Momentos bons e ruins estão interligados. Os erros que você comete durante os momentos bons geram os momentos ruins de amanhã e as coisas sábias que você faz durante os momentos ruins hoje, geram os bons momentos amanhã.
Criamos nossos próprios momentos bons e ruins, muito mais do que nos damos conta. Muitas pessoas deixam de administrar seus momentos bons, consumindo recursos demais, afastando-se do básico e acabam gerando momentos ruins.
Momentos bons são aqueles em que você valoriza o que tem. Momentos ruins são aqueles em que você sente falta do que não tem. Para termos menos momentos ruins, devemos evitar a comparação.
Não podemos controlar sempre os acontecimentos externos, mas podemos controlar o que acreditamos e o que fazemos em relação a nossos bons e maus momentos.
Para transformar um mau momento, você precisa mudar o que está acontecendo ou o modo como você se sente sobre o que está acontecendo. Acreditar em algo melhor, normalmente leva a pessoa a um resultado melhor. Pessoas positivas são mais bem aceitas pelas outras e por isso conseguem as melhores oportunidades.

Portanto, o caminho para fora do mau momento surge quando você decide ver as coisas de outra forma. Podemos transformar nossos maus momentos em bons momentos quando identificamos e tiramos proveito do bem oculto que existe em todas as situações (da mensagem, da lição, da realidade, da oportunidade). Muitas pessoas só conseguem ver os maus momentos como períodos de frustração, dor, desilusão, raiva e fracasso. Mas procure identificar e concentrar-se no bem oculto que existe num mau momento. Tenha a visão de futuro do bom momento que você deseja estar e que faça sentido para você. Algo tão formidável quanto você seja capaz de imaginar, mas que também seja realista e atingível, se desejar com muita força.
O sofrimento nos maus momentos podem despertá-lo para uma verdade que talvez você esteja ignorando (ser orgulhoso demais, não pedir ajuda, ou se aproveitar dos outros, ou gastar demais, negar a realidade, negar sua responsabilidade, etc.).

Para permanecer mais tempo num bom momento é preciso estar preparado, verificar quais os recursos necessários, as competências, as tendências, analisar as mudanças, estar sempre progredindo, etc. Muitas pessoas ficam cegas e surdas quanto conquistam o sucesso, tornando-se tão seguras que não ouvem mais ninguém, confiando apenas em si mesmas. Muitas perdem de vista o porquê conseguiram o sucesso.
Entre os momentos bons, existem os momentos maus. O modo como você administra os maus momentos determinará quanto tempo levará para atingir o próximo bom momento. Se você não aprender enquanto estiver num mau momento, pode se tornar uma pessoa amarga. Mas se aprender algo de valor, poderá se tornar alguém melhor.

Em alguns momentos, embora não seja saudável tentar fugir da realidade, pode ser bom , ficar relaxando, descansando, confiante de que a situação irá melhorar. Depois de boas noites de sono, ou dias de folga nosso cérebro pode acionar novas ideias, ter insights e ver melhor a situação e planejar para sair dessa má situação. Quando você consegue ver o problema “de fora” encontra as soluções que precisa. Quando você administra seus momentos bons e ruins, aprende a manter um equilíbrio saudável. Os insights que você tem são muito importantes e o que você faz com eles é que fará toda a diferença.
Quando as coisas começam a dar errado, é preciso mudar o comportamento. As pessoas resistem à mudança por não saberem lidar com o problema, ou por pensarem que ignorando o problema, talvez as coisas se ajeitem naturalmente. Em muitos casos, por medo de admitir que está errado ou que precisa de ajuda.

A origem do medo é o ego. O ego nos deixa arrogantes (que se disfarça de segurança) nos momentos bons e medrosos (que se disfarça de conforto) nos momentos ruins. Assim, nos impede de ver a realidade distorcendo a verdade. Quando você está num bom momento, seu ego faz com que as coisas pareçam melhores do que realmente são, assim como, piores do que realmente são quando você está num mau momento. O bom momento é uma vitória sobre o medo.
O ego o faz pensar que o momento bom durará para sempre e temer que o momento ruim nunca termine. Quando deixamos o ego de lado aumentamos nossas chances de sair dos maus momentos mais rapidamente. Faça da realidade a sua amiga. Mantenha-se fiel àquilo que você realmente quer e faça o que é realmente necessário para chegar lá. Reconheça a verdade em vez de viver na ilusão. Sempre faça a pergunta: “Qual é a verdade contida nesta situação em que me encontro? Como posso aproveitar o bem que está contido neste momento ruim?”.

Quando nosso medo diminui, nos tornamos mais tranquilos e bem-sucedidos. Supere seu medo de fracassar. Os bons momentos tem o propósito de celebrar a vida, enquanto os maus momentos são dádivas e oportunidades para você crescer, criar algo melhor e ensinar sobre a vida.
Grupo de Motivação

Texto enviado por João Pires (Gerente - Grande Rio)

1 comentários :

Anônimo disse...

Perfeito !

Seu texto relata situações qeu todos nós já vivemos e com certeza não percebemos.

Muito bom !!!

Eliana

Postar um comentário