Qual o tipo de líder é você?

Postado por tarciso Alves Em 26 setembro, 2013 1 comentários

 

Que tipo de líder é você? Já fez uma auto análise?

Espelho, espelho meu, que tipo de líder sou eu? O líder bonzinho, o eficiente, o mediador, o autoritário, o otimista, o perfeccionista? Você já pensou sobre isso? Já verificou como está a sua comunicação com a equipe? Parou para perceber como você reage a críticas? E as sugestões de melhoria? Como está o seu relacionamento com os colegas, clientes e gestores? Quais habilidades você possui e pode potencializar para reter os talentos da equipe?
São perguntas que mexem com o nosso inconsciente e nos levam a refletir.
O líder é um ser humano. E como ser humano tem qualidades e defeitos que precisam ser trabalhados. São marcas da sua personalidade, seus anseios, seus medos, sonhos, que vão definir sua trajetória. Grandes lideres sonharam com algo maior e fizeram disso seu propósito de vida. Muitos erraram e aprenderam com os erros. Aperfeiçoaram e desenvolveram novas habilidades. O que nos fará um líder mais eficiente não é a experiência que passamos, mas o que fizemos dela.
O autoconhecimento é o primeiro passo para sabermos as respostas para as perguntas citadas acima.
Ao se conhecer, conseguir escolher suas reações, atitudes e pensamentos, o líder vai dominar e transformar o meio em que vive e trabalha. Esse trabalho começa por dentro e não por fora. O que expressamos na nossa vida é o resultado da maneira como pensamos e sentimos.
Nós construímos o mundo em que vivemos. Não nascemos prontos.
Muitas vezes precisamos abandonar padrões que aprendemos na infância ou adolescência que estão no subconsciente. São as chamadas crenças limitantes. Nós repetimos nossa maneira de pensar e agir sem percebermos. Nossas reações são instantâneas e automáticas. Somos levados pelos hábitos e achamos natural agir assim. Ficamos presos a esses padrões com uma estratégia mental repetitiva e tendenciosa. O importante é saber que esses padrões podem ser mudados, reconstruídos. Podemos escolher outros caminhos. Ter novos pensamentos, ações e fluir melhor no trabalho.Lembrem-se que não há vagas para amadores nas empresas. Atitudes e comportamentos mal conduzidos podem levar a empresa a morrer por etapas. Vai definhando aos poucos até perder o lugar no mercado. Dê um avanço em direção ao futuro e conheça a liderança natural que há em você.
Quem arrisca cresce.


Texto de Lisia Beraldo (Beneficio Intelectual – Desenvolvimento Humano)

1 comentários :

Anônimo disse...

Costumo dizer que se o risco vale a pena porque não.
Viver é um fator sublime.
Tem pessoas que apenas vivem e outras exitem e outras que fazem acontecer. Conhecer a si mesmo é essencial.

Consultora Sara filial 23.

Postar um comentário