O Que é Motivação? O Que Me Motiva? O Que Te Motiva?

Postado por Unknown Em 26 agosto, 2011 13 comentários
Motivação é, segundo o dicionário:
  1. Ato de motivar;
  2. Ato de despertar o interesse para algo;
  3. Conjunto de fatores que determinam a conduta de alguém;
  4. Processo que desencadeia uma atividade consciente.
Uma das verdades sobre motivação é que ela varia de indivíduo para indivíduo e de situação para situação. Imagine uma pessoa sozinha nadando em alto mar. O que a motiva? Sobrevivência? Ganhar uma competição? Chegar até a ilhota em que sempre sonhou ir? Simples satisfação, necessidade, realização de sonhos, são apenas alguns fatores que motivam todos nós.
Objetivo e motivação se confundem porém um objetivo pode ser comum a vários indivíduos mas os motivos, ou seja a motivação, são diferentes e variam para cada um de nós.
Por exemplo: Duas pessoas almejam um cargo de liderança. Um para satisfazer seu ego e o outro para ganhar um salário maior. O objetivo pode ser o mesmo: A promoção. Porém a motivação é diferente: satisfação para um e necessidade para o outro.
A motivação de hoje é diferente da que foi ontem ou da que será amanhã. Motivação é algo efêmero e inconstante e por isso mesmo deve ser trabalhada diariamente. Pode-se dizer que a motivação se baseia na necessidade, mas ainda assim acredito que estaria incompleto.
Algum tempo atrás conheci um menino, que na época tinha 11 anos. Esse menino vendia balas próximo ao local onde eu trabalhava. Chovesse ou fizesse sol ele sempre estava lá vendendo suas balas. No princípio pensei que era apenas mais um menino de rua vendendo balas para ganhar um trocado e comprar drogas, mas sua educação e sua desenvoltura me chamaram a atenção e eu quis saber mais sobre ele.
Ele estudava todos os dias e não faltava aulas, assim como não faltava ao seu trabalho inclusive nos finais de semana. Diversas vezes o vi indo para a escola pela manhã e trabalhando a tarde. Certo dia o chamei para conversar e contei a ele que a empresa na qual eu trabalhava estava contratando menores para o cargo de aprendiz. Ele ficou muito entusiasmado porém, como na ocasião tinha apenas 12 anos, ainda não poderia ser contratado. Prometi a ele que se continuasse estudando eu faria de tudo para que a empresa o contratasse quando completasse 15 anos.
Esse menino estudou, cresceu e as vésperas de completar 15 anos me procurou pedindo que eu cumprisse minha promessa. Eu o havia motivado a estudar por quase três anos e agora ele me motivava a cumprir minha promessa. Após longas trocas de e-mail's e telefonemas conseguimos contratá-lo.
Todos na redondeza gostavam dele e não foi difícil juntar um verdadeiro enxoval de calças, meias, sapatos, cintos e camisas sociais, pois como ele era bem pobre não tinha condições para comprar. Bastava entrar com ele em uma loja e os vendedores e gerentes, que o conheciam, lhe davam as roupas de presente ao saber da história.
Sua mãe ficou muito emocionada com a notícia e a felicidade deles foi um grande prêmio que eu nem esperava receber. No final das contas ganhei um amigo.
Trabalhar a motivação, seja de uma equipe, seja de um indivíduo ou a nossa própria, é algo fascinante e prazeroso. Motivação é muito mais que uma simples razão. É tão abrangente que nem se eu escrevesse um livro o assunto estaria esclarecido ou realmente explicado.
Thiago Rosa
Copacabana 23

13 comentários :

Unknown disse...

Parabéns Thiago, muito bom o texto!

Anônimo disse...

Excelente!! Devemos descobrir o que realmente nos motiva e seguir em busca dos nossos objetivos.

Jorge Junior
Inhaúma

LSimoes disse...

Show de bola, Thiago...

Anônimo disse...

Nossas emoções definem o que somos. Logo ao tomarmos a decisão sobre o que queremos ser, também tomamos a decisão do que e como devemos sentir.
Controlar nossas emoções e saber externá-las de forma correta é um processo longo, difícil e muito recompensador.
Desejo todo sucesso nessa jornada. Um abraço.

Thiago Rosa
Loja 23

Anônimo disse...

Parabéns Thiago... Tem muita verdade em seu texto. Devemos nos manter motivados sempre, afinal o que seria de nós se não fosse a fé, o objetivo e a motivação. É isso o que sempre moveu a humanidade.

Um Forte Abraço!
Martins

Anônimo disse...

PARABENS PELO BELO TEXTO , UM GRANDE EXEMPLO PARA TODOS NOS PATRICIA 15

Carlos César Moreira Lopes disse...

Como diria uma ex-professora minha de Inglês "Very Good Mrs Thiago"
gostei muito de teu texto, ele é bem consistente e real, o que deixa uma marca real em quem o lê.
Fernando Pessoa dizia que: "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor a
dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve, Na dor lida sentem bem..."

Estas palavras podem ser associadas a textos como os teus, pois com o teu sentimento "fingido" conseguimos nos motivar e nos sentir bem.
Parabéns...

PS: quando Pessoa coloca o poeta como um fingidor, ele faz uma sátira com a dor que tinha quanto homem solitário e problemático, sendo assim ele tenta esconder a verdadeira dor que o maculava ao escrever tais versos...



Obrigado por me proporcionar tal leitura...

Um grande abraço
Carlos César Tac 16

Anônimo disse...

Sow de bola......adorei sua história...... .....exemplos como esse vale a pena ser relatado.....

Consultora Sara lj 26

Anônimo disse...

Thiago lendo o seu texto percebi que a sua motivação veio do empenho em ajudar alguem.Se todos tivessem esta motivação com certeza teriamos um mundo melhor.

Comitê de motivação

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Thiago adorei a sua iniciativa de observar uma pessoa e ter a atitude de ajuda-la. Parabéns, isto que é motivação.

Luciana
Loja 15

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto !!!!!

Anônimo disse...

Thiago também adorei seu texto, fiquei motivada ao ler, acho que irei lê-lo varias vezes.
Valeu!!!
Ana Lúcia loja 17 Piratininga

Postar um comentário