Muitas pessoas acreditam que o ego é indispensável à sobrevivência no implacável e impiedoso mundo dos negócios. Não é incomum ver profissionais de negócios agindo com base em ideias como “ comer ou ser comido”, “fazer ou morrer” e “ pise em qualquer um que cruze seu caminho” . O sucesso parece ser um direito desfrutado somente por quem é agressivo; nos negócios, a bravata herda a terra.
Em contraste direto com essas crenças, a única coisa que paralisa pessoas e empresas mais do que qualquer outra é o ego. E não estamos falando da espécie saudável do ego.
A arrogância consome tudo e todos em seu caminho. O único prazer do ego é a superioridade sobre os outros – suas ideias, seu valor, sua posição. Analogamente, o egoísmo faz o jogo de soma zero e elimina qualquer possibilidade. O ego busca comparação de forma inexorável e só tem satisfação quando tem mais que os outros. O ego está sob ilusão de estar sempre certo, porque pretende saber tudo, especialmente mais que todos os outros.
Ninguém sabe tudo o que precisa saber para tomar decisões cruciais em assunto complexo como os negócios. A tomada de decisão certa exige informações importantes e uma contribuição aberta dos colegas. Não se pode obter informações relevantes ou o melhor pensamento dos colegas se eles se afastam quando sentem a barreira da sua arrogância, sua atitude defensiva ou seu medo. E se você obtiver informações menos relevantes e somente ideias que ajuda todos a se sentirem seguros, seu potencial para ter sucesso será anulado.
Verificando seu ego ao entrar você poderá contar com as ferramentas para criar um ambiente favorável ao diálogo aberto, em vez de impedi-lo. Você saberá como unir ideias e pessoas em vez de polarizá-las e criar compreensão em vez de confusão. O diálogo será equilibrado com a comunicação aberta e com o pensamento crítico, expandindo as possibilidades em lugar de restringi-las.
Nossa definição de ego não é confiança pessoal, autoconfiança ou autoconsciência. Contrariamente àquilo que pensam os donos dos egos, ego não equivale a força.
O ego se disfarça de confiança,mas é rápida e facilmente reconhecido pelos outros como insegurança e arrogância.
Trechos do livro Business Think – Regras para acertar em cheio nos negócios.
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