Não saber onde se quer chegar é um grande empecilho para conseguir realizar seus sonhos. Os sonhos alimentam o espírito e nos dão força para lutar mesmo diante das dificuldades. Quem não sabe onde quer chegar não chega a lugar algum e se chega, não sabe que chegou.
O que fazer para realizar esses sonhos?
A maioria das pessoas já leu ou ouviu falar alguma coisa a respeito da Lei da Atração. Muitos, simplesmente, ignoram o fato, por estarem demais atrelados a uma existência, puramente materialista e racional, imposta pelo padrão social ocidental. Uma pequena parcela, que se dedica a analisar as influências geradas pelo seu modo de pensar e agir diante do mundo, nem sempre consegue assimilar a grande realidade criadora existente por trás das circunstâncias que experimentam na vida. E, mesmo aqueles que conseguem achar o elo perdido entre o mundo físico e os mundos não-físicos, reais e inter-relacionados, não conseguem ultrapassar a barreira imposta pelos maus hábitos arraigados em seu subconsciente desde a concepção. Utilizam métodos e técnicas expostos em livros, revistas e documentários sem, contudo, fazer uma alteração significativa em seu modo de vida. Dessa forma, o segredo permanece-lhes, até certo ponto, velado. Para estes que procuram as chaves que abrem as últimas barreiras para vislumbrar o segredo, gostaríamos de tecer alguns comentários.
O pensamento ou desejo é o primeiro estopim no processo criativo, mas isso não basta. É necessário entrar em sintonia com aquilo que se deseja. Para receber o amor, é preciso antes de tudo, amar. Para ser alegre, é necessário manifestar a alegria onde você estiver, praticando-a e desejando-a ao próximo.
A lei da atração responde a todas as vibrações que nós emitimos e não tem critério para discernir se o que nós atraímos é bom ou ruim para nós e para o mundo. Portanto, cabe-nos o cuidado na seleção de nossos sentimentos e de nossas emoções, permanecendo-nos alertas às vibrações que nós oferecemos ao Universo.
Quando você ouve uma música que o agrada muito, você está oferecendo ao cosmos uma vibração de intensidade elevada e positiva. Quando se entristece pela falta de um ente querido que está longe, automaticamente sua freqüência energética abaixa a níveis perigosos. Como a Lei da Atração não faz distinção entre o bem e o mal, você acaba atraindo aquilo a que a sua freqüência de vibração estiver conectada. Sentimentos de alegria atraem circunstâncias e acontecimentos felizes, sentimentos de tristeza geram mais eventos tristes em sua vida. Dessa forma, criamos o bem e o mal que experimentamos quase que inconscientemente, em virtude das circunstâncias que ocorrem espontaneamente, oriundas do meio em que vivemos. Sempre o que irá perpetuar em sua experiência, será a soma daquilo que mais ocupa a sua consciência.
Atraímos para a nossa vida aquilo em que nos concentramos mais, seja essa a soma do produto de fatores desejados ou indesejados. Através da execução dessa Lei invariável, co-criamos aspectos de nossa vida, continuamente, através da concentração que colocamos em cada aspecto de nossa vida. Criticar o mal alimenta o mal. Apreciar as coisas boas alimenta e multiplica o bem. Essa é a Lei a qual todos estamos sujeitos por causa da força de atração inerente à nossa personalidade criadora.
Desejar uma coisa e sentir outra pode reforçar o sentimento e produzir conseqüências desastrosas. Ao se desejar saúde, motivada por um temor pelas doenças, acarreta um sentimento negativo que provavelmente atrairá doenças, já que o poder da emoção é muito maior que a força do pensamento ou do desejo. Com muita sabedoria, há milhares de anos um homem escreveu uma frase espantosamente verdadeira que retrata o que acabamos de frisar: "O Que eu temo me sobrevém e o que receio me acontece". Tal frase faz parte de um dos livros da Bíblia atribuído ao profeta Jó. Pense bem nisso: o que tememos, irremediavelmente atraímos.
Há que se levar em conta, ainda, que uma grande parte de tudo aquilo que desejamos não está de acordo com as nossas verdadeiras aspirações. Os nossos ideais são, na maioria das vezes, mascarados por outros desejos profanos e por nossas necessidades momentâneas de auto-afirmação. Nem sempre eles expressam os verdadeiros sonhos que nascem da alma. Através do reconhecimento de si mesmo é que o homem pode saber que o bem e o mal estão dentro dele. E, que pode optar por seguir seus instintos e enveredar-se por um caminho desastroso ou lapidar sua personalidade inferior, com persistência e determinação. Só através da limpeza interna dessas escórias de sua personalidade, pode tornar-se cada vez mais alinhado com o Princípio Criador que é Bem-Estar e Harmonia.
“Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as outras coisas que necessitas vos serão dadas por mérito, já dizia o Grande Mestre Jesus.”
“Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as outras coisas que necessitas vos serão dadas por mérito, já dizia o Grande Mestre Jesus.”
E você ? Conhece seu interior? Quais são seus sonhos ? O que tem atraído para sua vida?
Este texto foi escrito por Francisco Ferreira (Mr. Smith).
Texto enviado por Vânia (Gerente - Filial 17)
Todos nós já nos deparamos com o dito popular “O cliente tem sempre razão”. No meio empresarial, consolidou-se esse jargão e a noção de que a função do negócio é servi-lo. As empresas que ignorarem esse ditado poderão não prosperar ou até mesmo não sobreviver no mercado. Hoje, mais do que nunca, os consumidores se tornaram mais poderosos. Mais conscientes, independentes e bem informados, eles são pessoas com poder, capazes de construir ou quebrar qualquer negócio, independentemente de seu porte ou tamanho, em qualquer tempo ou lugar.
O mercado está cada vez mais competitivo e fragmentado. Eis um fato de extrema relevância, considerando as dificuldades advindas dessa situação, que leva as organizações a terem de buscar, agora mais do que nunca, diferenciais que facilitem o seu posicionamento neste mercado. Somente oferecer produtos com qualidade não é mais suficiente. Os consumidores querem mais, alguma coisa nova, algo que justifique sua opção por uma empresa ou por outra. Esta "coisa nova" é o atendimento.
O bom atendimento, como mola propulsora de todas as transações, torna-se a fórmula do sucesso do mundo dos negócios. Para isso, é essencial o investimento na "pessoa", tanto quadro funcional quanto clientes, considerada o maior patrimônio de uma empresa.
Saber o que não fazer, porém faz parte do bem servir. É impossível adivinhar tudo o que pode ferir o cliente. No entanto, há coisas que irritam quase todos nós quando estamos do outro “lado”.
Evite esses fatores de aborrecimento.
Aqui estão pecados que você não deve cometer: atitudes que alguns prestadores de serviço adotam e que, segundo os clientes e profissionais de atendimento e em nossa própria experiência ao consumidor.
Pecados que você pode evitar
1. “Não sei.” Uma pesquisa realizada em Washigton D.C. revelou que o principal motivo que leva os clientes de varejo a migrar para as compras on-line ou por catálogo é a falta de conhecimento que os vendedores das lojas demonstram em relação aos seus produtos. Os clientes esperam que eles saibam alguma coisa sobre o produto e serviços que estão oferecendo. “Caso você não seja capaz de responder às perguntas dos consumidores, em vez de dizer apenas” Não sei.”, acrescente à frase estas três palavras essenciais: “Mas vou descobrir.” Isso fará uma enorme diferença.
2 . “Não estou nem aí.” Os clientes querem que você dê importância à tarefa de atendê-los. Eles valorizam o fato de você ter orgulho do que faz, pois assim se sentem mais seguros de que realizam uma boa escolha ao negociarem com você. Quando sua atitude, conversa ou aparência deixa claro você preferia estar em outro lugar, eles também passam a desejar a mesma coisa.
3. “Não quero ser perturbado.” Atos falam mais alto do que palavras. Acredite. Se sua conversa com um colega ou um telefonema particular for mais importante do que os clientes ou se você ignorar alguém que estiver tentando chamar a sua atenção, a pessoa ficará irritada e com razão.
4 . “Não vou com a sua cara.” Os clientes são sensíveis a atitudes que expressem, sutil ou abertamente, o seguinte recado:” Você é um chato demais, suma!” E ninguém gosta de ter um contato com um profissional de atendimento que seja hostil. Quanto mais agressivo e irritante for seu comportamento, mais difícil será para o cliente voltar à loja e realizar novas compras.
5.“ Sei tudo.” Aparecer com a solução um momento antes de o cliente ter terminado de explicar o problema que ele está enfrentando ou de fazer uma pergunta significa que você está forçando a barra. O conhecimento é uma ferramenta para atender melhor as pessoas.
6 . “Você não sabe nada.” Quando você interrompe ou censura um cliente de modo rude eles manifestam uma ideia confusa ou errada do que precisam ou do que você pode fazer, está batendo a porta na cara deles. Da próxima vez eles buscarão outra porta que se abra para suas compras.
7 . “Não volte mais.” O propósito do bom atendimento é convencer o cliente a retornar sempre. O jeito mais fácil de desestimulá-los é mostrar por palavras ou atos que eles são um estorvo do qual você adoraria se livrar de uma vez por todas. Agradecer aos clientes por sua fidelidade e presença constante constrói um relacionamento que pode crescer e amadurecer.
Afinal é preciso saber qual o seu papel dentro da sua empresa e saber também como o desempenha, e assim buscar métodos para melhorá-lo constantemente. Suprir as expectativas do cliente e satisfazer suas necessidades, descobrindo oportunidades de surpreender e cativar. E assim fazer com que ele volte sempre. Se pudesse ficar uma dica ou mensagem deste texto, seria nada mais que: “Não seja igual a tudo que se vê.” Fica a dica!
Texto enviado por Thiago Martins (Gerente de vendas - Filial 07)
Provavelmente quando você pensa em histórias de superação de limites vem logo aquela imagem da maratonista suíça cambaleando quase desfalecida para cruzar a linha final. Ela não venceu a prova. Sua classificação nem foi importante. Mas a imagem de alguém que contrariando as próprias fraquezas busca forças para atingir o objetivo é emblemática.
Na história da humanidade há diversos casos de pessoas que se destacaram em meio às mais diversas dificuldades. Beethoven, mesmo surdo, continuava compondo. Grande parte de suas obras foi realizada no período de maior gravidade de sua doença.
Clodoaldo Francisco da Silva é outro exemplo de história da vida real. Até pouco tempo desconhecido e talvez com grande possibilidade de ser “mais um”, destacou-se ao vencer não só seis medalhas de ouro na natação das últimas Paraolimpíadas, como venceu o preconceito. Mostrou que é possível ser um atleta de alta performance mesmo “imperfeito”. Os antigos gregos foram mestres em criar histórias de pessoas e seres extraordinários. Destaca-se a história de Hércules e seus doze trabalhos. E você? Sabe como se forma um campeão? Entre tantas características importantes uma se destaca: a superação!
A superação vem basicamente da vontade de realizar algo maior, de superar os limites, de alcançar o topo. É isso que torna algumas pessoas especiais. Vencedoras!
O esporte mundial é um catalisador de situações de superação humana. Uma das mais destacadas foi o bicampeonato mundial da seleção brasileira masculina de vôlei. Costumo usar o exemplo desta equipe vencedora em minhas palestras, pois traduzem o mais alto espírito de superação do ser humano. Pessoas comuns capazes de atingir o mais elevado posto em sua atividade: o sucesso!
Como é possível? A fórmula é simples e ao mesmo tempo trabalhosa: trabalho em equipe + dedicação pessoal + emoção + garra + paixão = conquista!
O trabalho em equipe é cada vez mais um diferencial competitivo. Se sozinho é possível alcançar elevados índices de produtividade, em equipe os resultados se multiplicam. Aqui cabe lembrar a diferença entre equipe (ou time) e grupo.
Uma equipe é constituída de pessoas que tem objetivos em comum. Trabalham para o mesmo propósito e por isso não competem entre si, mas cooperam. O grupo é um amontoado de pessoas que estão juntas por alguma afinidade, mas que não garante o alcance de resultados comuns. Voltando ao diferencial que uma equipe proporciona, vale destacar que quando se trabalha em equipe a diversidade é importante para o resultado positivo. Visões diferentes podem auxiliar na tomada de decisões que sozinho você talvez demorasse mais para encontrar. A sensação de pertencer a uma equipe é por si só motivadora. Ayrton Senna e Michael Schumacher não seriam grandes vencedores sem o apoio de uma equipe. Pense nisso quando surgir aquela oportunidade na empresa de fazer parte de um time para solucionar um problema que aparentemente não tem a ver com você.
A dedicação pessoal é a parte que cabe a cada um para fazer a diferença. É notória a história que, na época áurea do Santos Futebol Clube, por volta de 1965, um dos destaques era a dedicação pessoal do maior jogador de todos os tempos: Pelé. Aqueles que acompanharam de perto a trajetória do “Rei do Futebol” contam que após os treinos ele se dedicava exclusivamente à cobrança de faltas. Com isso muitos de seus gols de falta foram decisivos para o brilhantismo da era Pelé. Na empresa também é assim. O profissional que dedica um tempo extra para aprender algo novo ou simplesmente busca a qualidade no que faz, faz a diferença.
Por fim vem a tríade: emoção-garra-paixão. Para transformar estes sentimentos e sensações em ações práticas na gestão organizacional é preciso entusiasmo.
A palavra entusiasmo vem do grego e significa "sopro divino". Os antigos gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Entendiam que a pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Sendo assim, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Se traduzirmos para os dias de hoje é fazer tudo com prazer e ter prazer em tudo que faz. Quando colocamos nossas emoções positivas em prol de uma atividade certamente nos sentimos contagiados pelo sucesso e também influenciamos os que estão por perto.
É muito gratificante trabalhar com pessoas que vibram com o que realizam. Demonstram prazer no trabalho que desenvolvem. E todos nós podemos sentir assim. Basta entregar-se de paixão àquilo que gosta de fazer. Caso esteja em uma atividade que não se sinta tão feliz, procure outra. Caso não seja possível busque formas de tornar esta atividade mais prazerosa. Para isso converse com seus pares, chefia, colegas e outras pessoas que possam contribuir para uma visão diferente da sua. Sempre há uma solução.
Tenha certeza que, para um indivíduo ou uma equipe obter o sucesso é necessária muita superação. Acreditar em seu potencial de realização e fazer acontecer.
Muitas vezes, uma simples palavra, uma simples frase, um gesto, um olhar, é o bastante para nos motivar ou desmotivar. Por isso procure sempre estar ao lado de pessoas que possuem uma auto-estima elevada, que vivem de bem com a vida, que enfrentam suas dificuldades de cabeça erguida e não se deixam abater facilmente, pois estas pessoas possuem uma energia muito positiva e acabam passando um pouco dessa energia para aqueles que estão ao seu lado. Pessoas negativas passam energia negativa, são pessimista e acham que nada vai dar certo.
Procurei selecionar 10 frases motivacionais, leiam, reflitam e pratiquem no dia-a-dia.
1 - Chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais. (Flávio Souza).
2 - Otimismo é esperar pelo melhor. confiança é saber lidar com o pior. (Roberto Simonsen).
3 - A vitória pertence ao mais perseverante. (Napoleão Bonaparte).
4 - Muitas coisas não ousamos empreender porque parecem difíceis: entretanto são difíceis porque não ousamos empreendê-las. (Séneca).
5 - Seja mais lúcido diante da beleza da vida e de sua existência, sua face é uma página em branco que somente você pode ilustrar, estampe-a com um sorriso. (Flávio Souza).
6 - Acredite no seu potencial, procure motivar-se todos os dias, mantenha sua auto-estima sempre elevada, você realizará grandes feitos em sua vida . (Eduardo Frederico)
7 - Uma das melhores formas de transmitir motivação e ser motivado é dar e receber elogios.
8 - Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia... Pois o triunfo pertence a quem se atreve. (Charles Chaplin)
9 -É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito.
10 - Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si. ( Ayrton Senna)
Procurei selecionar 10 frases motivacionais, leiam, reflitam e pratiquem no dia-a-dia.
1 - Chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais. (Flávio Souza).
2 - Otimismo é esperar pelo melhor. confiança é saber lidar com o pior. (Roberto Simonsen).
3 - A vitória pertence ao mais perseverante. (Napoleão Bonaparte).
4 - Muitas coisas não ousamos empreender porque parecem difíceis: entretanto são difíceis porque não ousamos empreendê-las. (Séneca).
5 - Seja mais lúcido diante da beleza da vida e de sua existência, sua face é uma página em branco que somente você pode ilustrar, estampe-a com um sorriso. (Flávio Souza).
6 - Acredite no seu potencial, procure motivar-se todos os dias, mantenha sua auto-estima sempre elevada, você realizará grandes feitos em sua vida . (Eduardo Frederico)
7 - Uma das melhores formas de transmitir motivação e ser motivado é dar e receber elogios.
8 - Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia... Pois o triunfo pertence a quem se atreve. (Charles Chaplin)
9 -É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito.
10 - Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si. ( Ayrton Senna)
GT de Motivação
Segue um excelente texto de Raúl Candeloro, diretor-fundador da Editora Quantum.
Tem um pensador e palestrante norte-americano chamado Jim Rohn que aprendi a respeitar com o passar do tempo. É dele, por exemplo, a seguinte frase: “Tenho pena das pessoas que têm um restaurante favorito, mas não tem um autor ou livro favorito. Pois elas sabem onde alimentar seu corpo, mas matam de fome sua alma”.
Gosto também da visão dele sobre o fracasso. Rohn diz que o fracasso não é um evento isolado, um cataclisma. Raramente falhamos da noite para o dia. Na verdade, para ele o fracasso é geralmente o resultado inevitável de um acúmulo de pensamentos e decisões erradas. Simplificando, o fracasso não é nada mais do que alguns erros de julgamento repetidos todos os dias.
Mas porque alguém faria isso?, você pode se perguntar. Fácil. Porque a pessoa acha que aquilo não fará diferença. Pequenos erros, uma hora desperdiçada aqui, outra ali, etc., não parecem ter grande efeito imediato. É a mesma lógica dos fumantes – um cigarro não mata, então vou fumar outro mais. Já sabemos como vai terminar esta história.
Por exemplo, se você não leu pelo menos um livro nos últimos 30 dias, essa falta de disciplina não parece afetar sua vida. E como nada de ruim aconteceu, parece que podemos repetir isso por mais 30 dias. Nada acontece novamente, e quando você vai ver passou um ano inteiro sem ler. Ou sem fazer exercício. Ou sem prospectar novos clientes. Ou sem dizer a uma pessoa importante o quanto a ama. Aliás, pior do que não fazer alguma coisa é não notar como isso pode fazer diferença!
As conseqüências raramente são instantâneas. Ao contrário – elas se acumulam até que inevitavelmente o dia do juízo finalmente chega e devemos pagar pelo preço das decisões erradas que tomamos. Decisões que, quando tomadas, pareciam pouco importantes. Mas que somadas com o passar do tempo, transformam-se numa bola de neve imparável.
O problema é justamente a sutileza. No curto prazo pequenos erros realmente não parecem causar efeito algum. Na verdade, nem parece que estamos fazendo algo errado. Como nada acontece imediatamente, vamos navegando pela vida, achando que está tudo bem, mas por baixo da superfície uma grande onda, um verdadeiro “tsunami” (onda gigante) de conseqüências está se formando. Como o céu não caiu na nossa cabeça ontem, achamos que hoje também não vai acontecer. Simplesmente porque repetimos os mesmos erros, pensamos os mesmos pensamentos errados, escutamos as vozes e conselhos errados e fazemos as escolhas erradas.
Quando somos crianças, aprendemos rapidamente a não colocar a mão na tomada. Ou você coloca e leva um choque que nunca mais vai esquecer, ou escuta tantos gritos dos pais que acaba aprendendo. Mas na vida raramente isso acontece. O fracasso poucas vezes dá gritos de alerta.
Felizmente podemos transformar essa fórmula do fracasso na fórmula do sucesso. É simples: um pouco de disciplina praticada todos os dias.
Para começar, você tem que entender, de uma vez por todas, que o futuro é o que você colhe do que plantou hoje. Você pode se arrepender ou ser premiado amanhã, e quem vai decidir isso é você mesmo, fazendo o que fizer hoje. O problema é que a maioria das pessoas está tão mergulhada no presente que esquece de pensar e planejar seu futuro. Não mede as conseqüências (inevitáveis) de tudo o que fazem ou deixam de fazer.
De acordo com Jim Rohn, uma das coisas mais formidáveis sobre essa fórmula do sucesso – um pouco de disciplina praticada todos os dias – é que ela já traz resultados imediatos. Ao trocarmos voluntariamente erros diários por disciplina diária, experimentamos resultados positivos em curto espaço de tempo. Quando mudamos nossa dieta, nosso corpo, pele e cabelo melhoram junto. Quando começamos a fazer exercícios, nosso nível de energia melhora imediatamente. Quando começamos a ler, um mundo novo se abre imediatamente na nossa frente. Quando prospectamos clientes, novas vendas começam imediatamente a surgir.
Por isso lembre-se: troque os pequenos erros pelos pequenos acertos, e com o passar do tempo isso se transformará numa grande onda de prosperidade na sua vida.
Texto GT de Motivação
Veja porque um bom atendimento faz a diferença.
Discurso do fundador da WALMART: Sam Walton
-Discurso de Sam Walton, fundador do WALMART (maior cadeia de varejo do mundo).
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera
pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se. Sabe quem eu sou?
'Eu sou o cliente que nunca mais volta'!
Discurso do fundador da WALMART: Sam Walton
-Discurso de Sam Walton, fundador do WALMART (maior cadeia de varejo do mundo).
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera
pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se. Sabe quem eu sou?
'Eu sou o cliente que nunca mais volta'!
Atualmente, profissionais comprometidos passam a ser destaque, diante de pessoas que não valorizam o planejamento, o processo de aprendizagem e a determinação nas decisões. Nesse sentido, o comprometimento é um desafio que representa expressivo diferencial competitivo, na busca por melhores resultados para a superação de metas e valorização do conhecimento humano.
E como está o grau de seu comprometimento? Como ser comprometido com as decisões, se há insegurança em aceitar as mudanças? Como ser comprometido, se o medo é maior que a ação? Observe a seguir, que o comprometimento não acontece em um passe de mágica, mas exige de você, a vontade de acreditar no seu potencial.
Você aceita as mudanças como uma oportunidade? Em decorrência do comodismo, estabilidade ou insegurança, o desafio de aceitar uma mudança gera conflitos e uma sensação de desconforto. Quantas pessoas você conhece que reclamam constantemente da empresa que trabalham? Você conhece pessoas que reclamam diariamente que são infelizes no casamento? Quantas pessoas você conhece que abandonam as decisões, por insegurança de aceitar uma mudança como oportunidade? O que essas pessoas fazem na prática? Simplesmente reclamam e não praticam nenhuma mudança.
Há pessoas que reclamam da empresa, mas não são capazes de concluírem suas atividades com dedicação. Também existem aquelas que querem ser as primeiras colocadas, mas quando a empresa convida para um treinamento, dizem que no dia a dia, o ensinamento não funciona. Uma pessoa que somente reclama e não coloca em prática uma mudança, está contaminada com um vírus, chamado comodismo.
Você acredita que toda ação tem uma reação? Cheguei a um posto de combustível. Ao descer do veículo, observei o frentista com uma aparência triste e com uma fisionomia de desânimo. Em uma rápida abordagem, constatei total despreparo e desqualificação. Quando perguntei sobre o preço da gasolina, esse funcionário do posto respondeu que ali era o preço mais caro da cidade. E qual o propósito desse funcionário? A resposta é levar, em um curto espaço de tempo, a empresa à falência. Você concorda comigo? Imagine se a ação desse funcionário é praticada diariamente, durante o expediente de trabalho com outros clientes?
Quero que você faça uma reflexão sobre a história que acabo de relatar. Note que, para esse posto de combustível, passo a ser uma consumidora que não voltará mais. E quantos clientes vão fazer o mesmo?
Na nossa empresa, como está o seu comprometimento na decisão de encantar os clientes? As pessoas que fazem parte da sua equipe acreditam que toda ação oferece uma reação?
O tema comprometimento trás a reflexão de que um colaborador, indiferente da sua área de atuação, precisa vestir, transpirar e defender a camisa da organização. Acima de tudo, precisamos acreditar que nossas determinações vão resultar no encontro da satisfação com o fazer bem feito.
Estar comprometido com as decisões exige esforço para sair do comodismo e aceitar cada mudança como uma oportunidade. Significa entender, que toda ação tem uma reação, que pode contribuir para a contínua construção da sua trajetória de sucesso profissional.
Agora responda: Você está comprometido com suas decisões?