Veja
10 maneiras erradas de um gestor motivar
sua equipe
Para especialistas, gestores esquecem que os profissionais se motivam de formas diferentes, o que pode gerar efeito contrário
O
que toda empresa quer é profissionais motivados, animados e interessados em
fazer seu melhor. Para isso, porém, é preciso saber estimular esse
comportamento, oferecendo promoções, novos desafios e mais autonomia, por
exemplo. O problema é que nem todo gestor sabe que, muitas vezes, ao invés de
estar motivando ele pode estar desmotivando seus funcionários.
Pensando
nisso, elaboramos uma lista com 10 maneiras erradas de motivar os funcionários.
Contamos, para isso, com a ajuda de especialistas em gestão de carreira e
motivação. Confira:
1. Os profissionais são únicos - “não existe motivação em massa”, explica o
especialista em motivação, Roberto Recinella. Uma das maneiras erradas de
motivar os profissionais é acreditar que o que motiva um motiva todos. Os
líderes que não conhecem cada um dos membros de suas equipes podem cometer esse
erro.
Na
prática, o gestor acredita que determinado elemento vai motivar um profissional,
pois foi o mesmo elemento que já motivou um outro trabalhador. Mas, segundo
Recinella, isso não funciona sempre. A sugestão é conhecer cada um dos membros
da equipe, entendendo suas necessidades e interesses.
2. Desafios megalomaníacos - a maioria das pessoas sabe que os
profissionais, para se sentirem motivados, querem desafios constantes. Ou seja,
uma oportunidade de superar uma meta e de mostrar um bom trabalho. O erro
acontece quando o líder, pensando que vai motivar, estipula um desafio absurdo,
que dificilmente será atingido. “O profissional sabe que não vai conseguir e
logo fica desmotivado”, analisa o especialista. Os desafios devem sempre ser
propostos, mas precisam ser palpáveis.
3. Sempre em cima - ainda na lógica do item um, o líder pode
desmotivar, tentando motivar, se não entender as necessidades e os interesses
dos profissionais. Nesse caso, a desmotivação acontece porque o chefe fica em
cima demais do funcionário, acreditando que ele quer esse acompanhamento de
perto, quando, na realidade, o que ele deseja é mais autonomia e liberdade.
Novamente,
os profissionais são diferentes uns dos outros. Se o chefe entende que
acompanhar de perto o trabalho de um profissional o motiva, ele não deve
acreditar que isso vai motivar todos os demais. Portanto, é importante
identificar as necessidades de cada um.
4. Falta de clareza - o líder também pode
desmotivar alguns membros da equipe quando está tentado motivar outros. Promover
um funcionário, por exemplo, sem dúvida fará com que esse profissional se
motive. Porém, se essa promoção não for clara, ou seja, se os demais não
entenderem os motivos dela, será um grande fator desmotivacional para os demais
membros da equipe.
5. Feedback mal dado - alguns líderes
acreditam que fazer uma crítica fará com que o profissional queira mudar,
melhorar e virar o jogo. Por isso, ao dar um feedback, criticam alguns pontos do
trabalho do profissional – pensando que ele vá querer melhorar. O problema,
novamente, é que as pessoas são diferentes, ou seja, alguns são automotiváveis,
enquanto outros desanimam totalmente.
A
sugestão é fazer um feedback bem estruturado, ou seja, apontar os pontos que
deveriam ser melhorados, observando a maneira de falar e ainda ressaltar os
pontos positivos do trabalho do profissional.
6. Falta de feedback - na mesma linha do item
anterior, o feedback é uma questão bastante delicada. Se o líder prefere não
fazer, pensando que o profissional vai achar que a ausência de feedback
significa que não há nada de errado com seu trabalho, isso pode ser um “grande
tiro no pé”, explica a professora do Núcleo de Estudos e Negócios em
Desenvolvimento de Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing),
Adriana Gomes.
Sem
uma avaliação do seu trabalho o profissional pode sentir que não é importante,
que seu trabalho não faz nenhuma diferença.
7. Promoção sem remuneração - promover uma
pessoa de cargo é um ótimo fator motivacional, mostra que seu trabalho foi
reconhecido e que ele está pronto para novos desafios. Mas, novamente, nem todos
os profissionais são iguais, e se o líder pensar que uma promoção sem aumento de
salário é sinônimo de motivação para qualquer profissional, ele pode estar muito
enganado. Mesmo que o funcionário se motive num primeiro momento, com o tempo
ele vai entender que só tem mais trabalho, pelo mesmo salário.
8. Possibilidades que nunca chegam - Adriana
explica que outro fator que pode gerar grande desmotivação, apesar do objetivo
não ser esse, é prometer coisas e nunca cumpri-las. Desde sinalizar uma promoção
que nunca chega, até coisas menores, como uma visita ao cliente, a participação
em um projeto, novos desafios e remuneração maior. Claro que inicialmente o
profissional vai se motivar, mas, quando ele entender que nada acontece, a
situação pode ficar muito ruim.
9. Delegar sem dar suporte - se o líder
delega funções extras a um membro da equipe, é preciso que ele também dê o
suporte necessário. Muitas vezes os profissionais podem sentir que não estão
preparados para assumir determinadas tarefas e, se não puderem contar com o
suporte do líder, o que deveria ser um fator motivacional, acaba
desmotivando.
10. Delegar sem dar autonomia - o líder também deve saber que
autonomia é importante para alguns profissionais. Logo, se ele delegar algumas
funções, mas continuar centralizador demais, isso pode ofuscar a motivação
inicial de ter assumido novas responsabilidades.
Texto publicado na revista ADMINISTRADORES.
GT de MOTIVAÇÃO!!
1 comentários :
Simples e eficaz
ADM.
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