Sobre três coisas... Steve Jobs.

Postado por Unknown Em 28 junho, 2012 0 comentários
[Discurso na Universidade de Stanford]



Você tem que encontrar o que você ama

Estou honrado de estar aqui, na formatura de uma das melhores universidades do mundo. Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura. Hoje, eu gostaria de contar a vocês três histórias da minha vida. E é isso. Nada demais. Apenas três histórias.

A primeira história é sobre ligar os pontos.

Eu abandonei o Reed College depois de seis meses, mas fiquei enrolando por mais 18 meses antes de realmente abandonar a escola. E por que eu a abandonei? Tudo começou antes de eu nascer. Minha mãe biológica era uma jovem universitária solteira que decidiu me dar para a adoção. Ela queria muito que eu fosse adotado por pessoas com curso superior.
Tudo estava armado para que eu fosse adotado no nascimento por um advogado e sua esposa. Mas, quando eu apareci, eles decidiram que queriam mesmo uma menina.
Então meus pais, que estavam em uma lista de espera, receberam uma ligação no meio da noite com uma pergunta: "Apareceu um garoto. Vocês o querem?" Eles disseram: "É claro."
Minha mãe biológica descobriu mais tarde que a minha mãe nunca tinha se formado na faculdade e que o meu pai nunca tinha completado o ensino médio. Ela se recusou a assinar os papéis da adoção. Ela só aceitou meses mais tarde quando os meus pais prometeram que algum dia eu iria para a faculdade. E, 17 anos mais tarde, eu fui para a faculdade. Mas, inocentemente escolhi uma faculdade que era quase tão cara quanto Stanford. E todas as economias dos meus pais, que eram da classe trabalhadora, estavam sendo usados para pagar as mensalidades. Depois de seis meses, eu não podia ver valor naquilo.
Eu não tinha idéia do que queria fazer na minha vida e menos idéia ainda de como a universidade poderia me ajudar naquela escolha. E lá estava eu, gastando todo o dinheiro que meus pais tinham juntado durante toda a vida. E então decidi largar e acreditar que tudo ficaria ok.
Foi muito assustador naquela época, mas olhando para trás foi uma das melhores decisões que já fiz. No minuto em que larguei, eu pude parar de assistir às matérias obrigatórias que não me interessavam e comecei a frequentar aquelas que pareciam interessantes. Não foi tudo assim romântico. Eu não tinha um quarto no dormitório e por isso eu dormia no chão do quarto de amigos. Eu recolhia garrafas de Coca-Cola para ganhar 5 centavos, com os quais eu comprava comida. Eu andava 11 quilômetros pela cidade todo domingo à noite para ter uma boa refeição no templo hare-krishna. Eu amava aquilo.
Muito do que descobri naquela época, guiado pela minha curiosidade e intuição, mostrou-se mais tarde ser de uma importância sem preço. Vou dar um exemplo: o Reed College oferecia naquela época a melhor formação de caligrafia do país. Em todo o campus, cada poster e cada etiqueta de gaveta eram escritas com uma bela letra de mão. Como eu tinha largado o curso e não precisava frequentar as aulas normais, decidi assistir as aulas de caligrafia.
Aprendi sobre fontes com serifa e sem serifa, sobre variar a quantidade de espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que torna uma tipografia boa. Aquilo era bonito, histórico e artisticamente sutil de uma maneira que a ciência não pode entender. E eu achei aquilo tudo fascinante.
Nada daquilo tinha qualquer aplicação prática para a minha vida. Mas 10 anos mais tarde, quando estávamos criando o primeiro computador Macintosh, tudo voltou. E nós colocamos tudo aquilo no Mac. Foi o primeiro computador com tipografia bonita. Se eu nunca tivesse deixado aquele curso na faculdade, o Mac nunca teria tido as fontes múltiplas ou proporcionalmente espaçadas. E considerando que o Windows simplesmente copiou o Mac, é bem provável que nenhum computador as tivesse.
Se eu nunca tivesse largado o curso, nunca teria frequentado essas aulas de caligrafia e os computadores poderiam não ter a maravilhosa caligrafia que eles têm. É claro que era impossível conectar esses fatos olhando para frente quando eu estava na faculdade. Mas aquilo ficou muito, muito claro olhando para trás 10 anos depois.
De novo, você não consegue conectar os fatos olhando para frente. Você só os conecta quando olha para trás. Então tem que acreditar que, de alguma forma, eles vão se conectar no futuro. Você tem que acreditar em alguma coisa – sua garra, destino, vida, karma ou o que quer que seja. Essa maneira de encarar a vida nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença para mim.

Minha segunda história é sobre amor e perda.

Eu tive sorte porque descobri bem cedo o que queria fazer na minha vida. Woz e eu começamos a Apple na garagem dos meus pais quando eu tinha 20 anos. Trabalhamos duro e, em 10 anos, a Apple se transformou em uma empresa de 2 bilhões de dólares e mais de 4 mil empregados. Um ano antes, tínhamos acabado de lançar nossa maior criação — o Macintosh — e eu tinha 30 anos.
E aí fui demitido. Como é possível ser demitido da empresa que você criou? Bem, quando a Apple cresceu, contratamos alguém para dirigir a companhia. No primeiro ano, tudo deu certo, mas com o tempo nossas visões de futuro começaram a divergir. Quando isso aconteceu, o conselho de diretores ficou do lado dele. O que tinha sido o foco de toda a minha vida adulta tinha ido embora e isso foi devastador. Fiquei sem saber o que fazer por alguns meses.
Senti que tinha decepcionado a geração anterior de empreendedores. Que tinha deixado cair o bastão no momento em que ele estava sendo passado para mim. Eu encontrei David Peckard e Bob Noyce e tentei me desculpar por ter estragado tudo daquela maneira. Foi um fracasso público e eu até mesmo pensei em deixar o Vale do Silício.
Mas, lentamente, eu comecei a me dar conta de que eu ainda amava o que fazia. Foi quando decidi começar de novo. Não enxerguei isso na época, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que podia ter acontecido para mim. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser de novo um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me deu liberdade para começar um dos períodos mais criativos da minha vida. Durante os cinco anos seguintes, criei uma companhia chamada NeXT, outra companhia chamada Pixar e me apaixonei por uma mulher maravilhosa que se tornou minha esposa.
A Pixar fez o primeiro filme animado por computador, Toy Story, e é o estúdio de animação mais bem sucedido do mundo. Em uma inacreditável guinada de eventos, a Apple comprou a NeXT, eu voltei para a empresa e a tecnologia que desenvolvemos nela está no coração do atual renascimento da Apple.
E Lorene e eu temos uma família maravilhosa. Tenho certeza de que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple.
Foi um remédio horrível, mas eu entendo que o paciente precisava. Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama.
Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.
Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não sossegue. Assim como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não sossegue.

Minha terceira história é sobre morte.

Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo assim: "Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia ele realmente será o último." Aquilo me impressionou, e desde então, nos últimos 33 anos, eu olho para mim mesmo no espelho toda manhã e pergunto: "Se hoje fosse o meu último dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?" E se a resposta é "não" por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa.
Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo — expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar — caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração.
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.
Há um ano, eu fui diagnosticado com câncer. Era 7h30 da manhã e eu tinha uma imagem que mostrava claramente um tumor no pâncreas. Eu nem sabia o que era um pâncreas.
Os médicos me disseram que aquilo era certamente um tipo de câncer incurável, e que eu não deveria esperar viver mais de três a seis semanas. Meu médico me aconselhou a ir para casa e arrumar minhas coisas — que é o código dos médicos para "preparar para morrer". Significa tentar dizer às suas crianças em alguns meses tudo aquilo que você pensou ter os próximos 10 anos para dizer. Significa dizer seu adeus.
Eu vivi com aquele diagnóstico o dia inteiro. Depois, à tarde, eu fiz uma biópsia, em que eles enfiaram um endoscópio pela minha garganta abaixo, através do meu estômago e pelos intestinos. Colocaram uma agulha no meu pâncreas e tiraram algumas células do tumor. Eu estava sedado, mas minha mulher, que estava lá, contou que quando os médicos viram as células em um microscópio, começaram a chorar. Era uma forma muito rara de câncer pancreático que podia ser curada com cirurgia. Eu operei e estou bem.
Isso foi o mais perto que eu estive de encarar a morte e eu espero que seja o mais perto que vou ficar pelas próximas décadas. Tendo passado por isso, posso agora dizer a vocês, com um pouco mais de certeza do que quando a morte era um conceito apenas abstrato: ninguém quer morrer. A té mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá.
Ainda assim, a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém nunca conseguiu escapar. E assim é como deve ser, porque a morte é muito provavelmente a principal invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo. Nesse momento, o novo é você. Mas algum dia, não muito distante, você gradualmente se tornará um velho e será varrido. Desculpa ser tão dramático, mas isso é a verdade.

O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém.
Não fique preso pelos dogmas, que é viver com os resultados da vida de outras pessoas.
Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior.
E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.

Quando eu era pequeno, uma das bíblias da minha geração era o Whole Earth Catalog. Foi criado por um sujeito chamado Stewart Brand em Menlo Park, não muito longe daqui. Ele o trouxe à vida com seu toque poético. Isso foi no final dos anos 60, antes dos computadores e dos programas de paginação. Então tudo era feito com máquinas de escrever, tesouras e câmeras Polaroid.
Era como o Google em forma de livro, 35 anos antes de o Google aparecer. Era idealista e cheio de boas ferramentas e noções. Stewart e sua equipe publicaram várias edições de Whole Earth Catalog e, quando ele já tinha cumprido sua missão, eles lançaram uma edição final. Isso foi em meados de 70 e eu tinha a idade de vocês.
Na contracapa havia uma fotografia de uma estrada de interior ensolarada, daquele tipo onde você poderia se achar pedindo carona se fosse aventureiro. Abaixo, estavam as palavras:

"Continue com fome, continue bobo."

Foi a mensagem de despedida deles. Continue com fome. Continue bobo. E eu sempre desejei isso para mim mesmo. E agora, quando vocês se formam e começam de novo, eu desejo isso para vocês. Continuem com fome. Continuem bobos.

Steve Jobs.

Texto enviado por Jorge Junior (Gerente Filial 05)
CONTINUE LENDO

" LIVRE DE CULPA E CARGA "

Postado por Unknown Em 26 junho, 2012 1 comentários


Todo ser humano tem o direito de ser feliz e viver sem culpas . Todos temos coisas boas e outras nem tanto ; por outro lado; precisamos nos conectar com o bom , com o melhor que temos e seguir adiante .

Sem perceber , acabamos nos enchendo de culpas , de circunstâncias difíceis pelas quais tivemos que passar e que decidimos carregar sobre nosso ombros , de mensagens que aceitamos e incorporamos sem questionar e que assumimos como próprias .

A obssessão com culpa só trará dor e feridas à sua alma e a seu corpo . Você é seu próprio tóxico . Já é hora de aprender a se ver livre de todos os paradigmas falsos que o dirigiram até hoje e de desfrutar sem culpa . O cordão umbilical se cortou e agora é você quem deve decidir .

Simplesmente seja você mesmo , tire o pó dos seu sapatos e siga em frente . Esvazie -se de culpas próprias e alheias , e comece a viver com convicção . A convicção permitirá que você reveja , modifique , mude o que for necessário e siga adiante .
" A CULPA NÃO ESTÁ NO SENTIMENTO , MAS NO CONSENTIMENTO . " ( SÃO BERNARDO DE CLARAVAL - ECLESIÁSTICO FRANCÊS )

* Se você errou , peça perdão . Saber se desculpar é um ato de grandeza , implica reconhecer nossos erros e mudar de atitude . Se estiver ao seu alcance , repare seu erro e a paz se somará à sua grandeza .

* Você merece ser feliz . Proponha -se a desfrutar de tudo o que tem , sabendo que é merecedor de todas as coisas boas da vida . Desfaça -se de falsas culpas . VocÊ só é responsável pelas suas decisões , não pelas alheias .

* nâo queira mudar ninguém ; só muda quem decide mudar . A melhor maneira de mudar o outro e não querer mudá - lo

Cada vez que você tomar uma decisão pergunte - se se isso o ajudará a ser a melhor versão de si mesmo . Cada vez que escolher quem irá acompanhá -lo em um projeto , pense se essa pessoa agregará valor e lhe permitirá ser a melhor versão de si mesmo .

Quando lê , pesquisa , aprende e cresce , alcança a sua melhor versão no plano intelectual . Quando projetar com força seus sonhos e colocar em marcha seus objetivos , conhecerá sua própria essência , seu valor e autodomínio , esse que está dentro de você . Então seu verdadeiro EU emergirá e saberá auto - reconhecer. Viver , gozar , e desfrutar são direitos que temos , todos nós , seres humanos ; não são privilégios . Eles nos correspondem por lei .

Texto enviado por Alexandre Firmino (Gerente Loja 15)
CONTINUE LENDO

O melhor NÃO da minha vida

Postado por Unknown Em 24 junho, 2012 8 comentários
Tudo começou quando ouvi a frase : “Você foi reprovada.” Com os olhos cheios de lágrimas ouvi ainda: “Ser reprovada é ter uma nova chance de aprovação.” Naquele momento pareceu-me apenas uma frase de conforto mas ela não saiu da minha cabeça. Depois do choro veio a raiva e um sentimento de vergonha, como eu diria as pessoas que acreditavam em mim que eu não havia conseguido? Depois senti-me desafiada, queria provar para as pessoas que eu era capaz.

Com os dias se passando e tantos sentimentos misturados dentro de mim pude perceber o quanto eu precisava aprender, amadurecer e entender o quê realmente era aquilo a qual estava me propondo a fazer. Eu com certeza não estava pronta, vivi momentos de muita expectativa, espera e muitas provações e aprendizados. Me conheci melhor, encontrei em mim qualidades e defeitos que eu sequer conhecia ou admitia ter, aprendi também que minha velha teoria de que mudar seria perder minha essência era errada e que é possível aprimorar-se como pessoa sem abrir mão de nossas virtudes e convicções.

Essa experiência me fez decidir que tipo de pessoa eu queria ser e que profissional queria me tornar, algo que nunca antes tinha sido minha preocupação. Eu simplesmente vivia, não refletia e não via como atitudes e comportamentos podem levar nossa vida a direções diferentes, e isso mudou. Quando tudo isso começou eu apenas desejava ser aprovada naquele processo seletivo sem grandes pretensões, mas aquele “NÃO” me fez querer estar onde estou hoje, transformou muitas coisas. Desde então fui promovida 2 vezes, entrei para faculdade e hoje curso o 5º período de administração, realizei um grande sonho de fazer a festa de 15 anos da minha filha e estou muito feliz pela relação com minha família e amigos ter melhorado muito.

Essa é uma narrativa bem resumida para contar como minha vida mudou!
E você o que vai fazer quando ouvir um “NÃO” ???
Cruzar os braços e lamentar ? Ou vai seguir em frente e lutar pelos seus objetivos?

Texto enviado por Eliana (gerente loja 08)
CONTINUE LENDO

Recomeçar é a palavra!

Postado por Unknown Em 21 junho, 2012 5 comentários


Sabe aquele momento que a gente pensa que chegou no limite das próprias forças e que não vai mais conseguir avançar? Quando não contemos as lágrimas (e nem devemos!) e tudo parece um grande vazio...

Esse momento que, não importa a nossa idade, pensamos que já é o fim...
e um desânimo enorme toma conta da gente...

Esse momento, ao contrário do que parece, é justamente o ponto de partida!!!

Se chegamos a um estado em que não avançamos mais, é que devemos provavelmente tomar uma outra direção.

Quando chegamos a esse ponto de tal insatisfação é sinal de que alguma coisa deve ser feita.

Não espere que os outros construam pra você, planeje e faça! Você é responsável pelos próprios sonhos e pela realização destes. Nas obras da vida não precisamos de arquitetos para planejar por nós. Com um pouco de imaginação e um muito de boa vontade podemos reconstruir sozinhos a casa que vamos morar e o futuro que nos oferecemos.

É humano se sentir fragilizado às vezes e mesmo necessário para que tenhamos consciência que não somos infalíveis, não somos super-heróis, mas seria desumano parar por aí. E injusto. Para os outros, mas principalmente para consigo mesmo.

Recomeçar é a palavra! Recomeçar cada vez, a cada queda, a cada fim de uma estrada! Insistir!...

Se alguém te feriu, cure-se!

Se te derrubaram, levante-se!

Se te odeiam, ame!

Erga-se! Erga a cabeça!

Olhando pra baixo só podemos ver os próprios pés. É preciso olhar pra frente.

Plante uma árvore, faça um gesto gentil, tenha um atitude positiva. É sempre possível fazer alguma coisa!

Não culpe os outros pelas próprias desilusões, pelos próprios fracassos. Se somos nossos próprios donos para as nossas vitórias, por que não seríamos para as nossas derrotas?

Onde errou, não erre mais! Onde caiu, não caia mais! Se você já passou por determinado caminho, deve ter aprendido a evitar certas armadilhas.

Então, siga!

Não se esqueça de uma grande promessa feita na Bíblia:

"Esforça-te e eu te ajudarei."

Dê o primeiro passo... depois caminhe!!!

Tenho certeza que a felicidade não mora ao seu lado, nem à sua frente, ela está junto de você!

Descubra-se, faça-se feliz e tenha um lindo dia!

Texto enviado por Tarciso (Gerente - Filial 25)
CONTINUE LENDO

O Desafio do Gerenciamento Duplo

Postado por Unknown Em 19 junho, 2012 3 comentários


Em qualquer ambiente de trabalho precisamos conviver com as diferenças que existem com outros colegas, mas como conviver com essas diferenças em um Gerenciamento Duplo? Eu e muitos dos meus colegas gerentes passamos por esse grande desafio.
O gerenciamento duplo exige dos gerentes, integração, respeito, dicernimento, entre outras caracteristicas importantes para lidar com as diferenças e possiveis dificuldades que possam ocorrer no dia a dia.
É necessário buscarmos sinergia, somar esforços e procurar respeitar os diferentes estilos pessoais e profissionais, exige que não confrontemos um ao outro mas sim que façamos o esforço necessário para encontrar o canal de sintonia.
É importante que a dupla fale a mesma língua para que ambos conquistem a mesma confiança e respeito de sua equipe, jamais podemos passar por cima um do outro causando dúvidas na equipe do certo ou errado.
Falando particularmente, gerenciar em dupla tem sido uma experiência de grande aprendizado, é uma oportunidade de fazer diferente, de fazer maior, de fazer melhor, como diz o ditado, “duas cabeças pensam melhor que uma”, mas é preciso ser inteligente para seguir esse ditado, é preciso respeitar, ajudar, compartilhar, dialogar e principalmente confiar, confiar que “juntos somos maiores e melhores” (lembram?), que podemos aprender, ensinar e crescer juntos sempre.
O interessante foi que escrevendo esse texto, percebi que já vivemos essa experiência no dia a dia fora do ambiente de trabalho, as mesmas dificuldades são vividas por um casal, irmãos, amigos, pessoas que respeitamos, admiramos e que são diferentes. Por isso utilize suas experiências de vida para te ajudar a conviver bem com seus colegas, obter respeito e respeita-lós.

“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.”
Warren Bennis.

Texto enviado por Joice (Gerente - Filial 08) 

Escrito por Joice Lima
Gerente Filial 08.
CONTINUE LENDO

O poder das palvras pode mudar o mundo!!!

Postado por Unknown Em 17 junho, 2012 2 comentários

É um dia bonito Mas eu não posso vê-lo

Havia um cego em uma calçada pedindo dinheiro para suas necessidades.

Ele estava dizendo: "Por favor me ajude, sou uma pessoa cega". Conseguia algumas poucas moedas, mas infelizmente não era capaz de arrecadar dinheiro suficiente nem para comer.

Então certa tarde, uma jovem muito inteligente se aproximou, observou a placa do senhor, ao que teve uma idéia, e então tomando a placa em suas mãos, a reescreveu. Devolvendo-a ao senhor lhe disse, para que a mantivesse ao seu lado...

Nesse mesmo dia o senhor recebeu mais doações do que poderia imaginar receber em uma tarde.

Mais tarde passando por ali novamente a jovem pergunta ao senhor se houve melhoras em suas doações, ao que lhe respondeu surpreso e emocionado que sim, e lhe pergunta qual o milagre ela teria feito...

Apenas usei Palavras Diferentes, as palavras tem o poder de tocar as pessoas...

E o que está escrito? Quis saber o senhor...

Ela então sussurra para ele: "É um dia bonito Mas eu não posso vê-lo"

É possível melhorar nossos resultados expressando a mesma ideia... de maneiras diferentes.

O poder das boas boas palavras pode mudar o mundo!
Texto enviado por Marcos Bento (Filial 01)
CONTINUE LENDO
Conviver todos os dias com aquele tipo sempre de mal com a vida, ainda que extremamente competente não é nada fácil. Você conhece alguém assim? Ou pior você é alguém desse tipo?
Dá para agüentar uma pessoa que vive de cara feia, reclamando da vida e dizendo que tudo vai dar errado?
Ninguém quer ficar perto! Bom humor não custa nada e faz bem à pele e à saúde. Além do mais, atrai amigos e clientes. Evita até gripes e resfriados!
Há alguns anos, afirmar que existia uma vinculação direta entre o humor e a boa saúde era quase uma heresia para a ciência. Hoje em dia, a medicina em geral e a psiquiatria, em particular, estudam muito a importância do bom humor, dos bons sentimentos e da afetividade sadia na qualidade de vida e na saúde global da pessoa.
Cada vez mais os profissionais de saúde estão sugerindo a "terapia do riso", que ensina às pessoas como rir abertamente de coisas que normalmente não são engraçadas, e a enfrentar situações difíceis usando o humor. Seguindo o exemplo real do engraçado Dr. Patch Adams (interpretado por Robin Williams no filme "Patch Adams - O amor é contagioso"), os médicos e psiquiatras estão se tornando mais conscientes dos benefícios terapêuticos da risada e do humor. Isto se deve, em parte, ao crescente grupo de estudiosos do humor e da risada (500 acadêmicos de diferentes disciplinas pertencem a International Society for Humor Studies).
Um movimento mundial da risada foi fundado em 1995 pelo médico indiano Madan Kataria, que criou em Mumbai (ex-Bombaim) o primeiro clube do riso. A terapia da risada é baseada em práticas de mais de 3.000 anos da ioga oriental e novos conhecimentos da gelotologia, como é chamado o estudo fisiológico do riso. A palavra grega "gelos" significa riso.
Atualmente a mais recente especialidade da medicina que estuda a maneira pela qual as emoções influem no sistema imunológico das pessoas é a psiconeuroimunologia.
Já na década de 1940, Flanders Dumbar, professor de Medicina na Universidade de Colômbia nos Estados Unidos e editor Revista Psychosomatic Medicine descrevia algumas características de humor e comportamento do paciente coronariano. Dizia que existia, entre os pacientes coronarianos, grande número de pessoas compulsivas, com tendência ao trabalho contínuo, hiperativos, que desprezavam as férias e não dividiam responsabilidades, além de negarem estar eventualmente emocionadas ou depressivas.
Um recente estudo sobre a atividade das células tipo “natural Killer”, importantes na imunidade contra tumores, mostrou os efeitos de programas que estimulam o riso e o bom humor no aumento da atividade desses componentes imunológicos, ao mesmo tempo em que os estados depressivos enfraqueciam esse aspecto da defesa orgânica (Takahashi, 2001).
O filosofo John Morreall afirma que "A pessoa que tem sentido de humor, não só é mais descontraída perante situações potencialmente estressantes, como também as compreende de forma mais flexível. Mesmo aquele em cujo ambiente não ocorram muitas coisas, a sua imaginação e criatividade vão afastá-lo da rotina mental permitindo desfrutar de si mesmo, evitar o aborrecimento e a depressão”.

Segundo os especialistas existem três teorias tradicionais sobre o humor:

A teoria da incongruência sugere que o humor cresce quando lógica e familiaridade são substituídas por elementos que normalmente não andam juntos. O pesquisador Thomas Veatch diz que uma piada se torna engraçada quando esperamos uma coisa e acontece outra. Em outras palavras, experimentamos simultaneamente dois conjuntos de pensamentos e emoções incompatíveis. Ou seja, experimentamos a incongruência entre as diferentes partes da piada.
A teoria da superioridade aparece em cena quando rimos de piadas que focam os erros, a estupidez ou o infortúnio de alguém. Com isso nos sentimos superiores a esta pessoa, experimentamos um certo desligamento da situação e assim temos a capacidade de rir dela.
E finalmente a teoria do alívio é a base para um artifício utilizado há muito tempo pelos produtores de filme. Em filmes de ação ou de suspense onde a tensão é alta, o diretor utiliza o alívio cômico nas horas certas. Ele constrói muita tensão ou suspense e logo quebra o suspense ou a tensão através de um comentário paralelo, possibilitando ao espectador aliviar-se da emoção reprimida, assim o filme pode construir a tensão ou o suspense novamente! Da mesma forma, uma situação ou uma história real cria tensão dentro de nós. Enquanto tentamos enfrentar dois conjuntos de emoções e pensamentos, precisamos de alívio e a risada é o caminho para limpar nosso sistema de tensão crescente e incongruência. De acordo com a Dra. Lisa Rosenberg, o humor, especialmente o humor negro, pode ajudar os trabalhadores a lidar com situações estressantes. Ela diz: "a ação de produzir humor, de contar uma piada, nos dá uma pausa mental e aumenta nossa objetividade diante da tensão opressiva".
Agora entendemos por que nem todos acham graça das mesmas coisas.
Mas os benefícios do bom humor vão alem de fazer bem à saúde, saber rir de si mesmo é um grande dom, um sinal de autoconfiança, de domínio da situação e ainda por cima ajuda a aproximar as pessoas e a criar laços.
É uma ótima ferramenta em situações as quais perdemos o controle, como uma “gafe” por exemplo, ou até mesmo naquelas ocasiões em que você estiver sendo alvo de um ataque em uma reunião. Não há estratégia melhor para desarmar seu inquisidor do que com o bom humor, achando graça da situação.
Geralmente os funcionários conversam animadamente, rindo sobre um assunto que surgiu durante o almoço ou café. Mas é só colocar o pé no escritório para que o riso acabe, a conversa cesse e todos comecem a trabalhar silenciosos e carrancudos. Se depender das mais recentes pesquisas sobre motivação, esse ambiente de trabalho está com os dias contados.
O riso, que antes podia ser encarado como motivo de distração e falta de profissionalismo, agora é visto como uma forma de reduzir as tensões no ambiente de trabalho. Mas não só: segundo os especialistas, o ambiente alegre, com espaço para descontração e brincadeiras, aumenta a comunicação entre as pessoas, que se sentem mais confiantes para trabalhar, opinar e trazer boas idéias para a solução de problemas.
A psiquiatra Alexandrina Meleiro, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, de São Paulo diz que “O otimista também se irrita, mas reconhece que está assim e, tão logo quanto possível, elabora o fato e segue a vida. Não fica paralisado nem remoendo frente a um obstáculo”.
“No novo mundo do trabalho, as atitudes passaram a ser cruciais”, ensina o sociólogo José Pastore, em artigo sobre o livro “Nuts!”, de Kevin e Jackie Freiberg, que resgata o caso da lucrativa Southwest. Pastore reflete: “De nada serve um profissional competente que se mantém arrogante e briguento o tempo todo”.
Então está comprovado rir é o melhor negócio!

Texto enviado por Rodrigo Cardoso (Gerente - Filial 05) 
CONTINUE LENDO

COMO FUNCIONA UM FORMIGUEIRO

Postado por Unknown Em 14 junho, 2012 0 comentários




"Você talvez não tenha se preocupado em conhecer o funcionamento de um formigueiro, porém poderia aprender muito sobre organização e produtividade se resolvesse investir um tempo para saber mais sobre o assunto.

Assim, caso o tema lhe interesse vale a pena continuar a leitura do artigo.

Vamos a análise: como funciona um formigueiro? Em um formigueiro todas as formigas têm uma função clara e metas estabelecidas. Não é necessário que ninguém fique cobrando resultados e produtividade, porque as formigas estão permanentemente motivadas em relação ao que fazem. Não existem greves, operações tartaruga ou formiga de má vontade.



A base disso é clara, a construção de um ambiente saudável em que se respeita a vocação de cada indivíduo. Gerar, produzir, manter, estocar,proteger e construir. Tudo em prol da rainha (o cliente).



Será que nossas organizações funcionam assim? Estaremos todos felizes com o que fazemos? Os objetivos estão bem claros e são razoáveis? Cada um tem a chance de desenvolver seus talentos? O foco está voltado para o cliente? As lideranças permitem e estimulam a participação e valorizam os resultados? Existe um espaço para tentativas de inovação ou se reprime o erro?



Em um formigueiro tudo isto funciona muito bem. Inclusive a possibilidade de tentar novas estratégias de alimentação e estocagem de acordo com a região do formigueiro, o alimento disponível e o clima.



Comparativamente com as nossas organizações equivale a dizer que o formigueiro se adapta às condições do mercado, para sobreviver e crescer continuamente.



Temos que transformar nossas organizações em formigueiros eficazes. E o início de tudo está na vontade dos líderes em construir um novo modelo empresarial, onde os talentos são a matéria-prima, capacidade são meios produtivos e fidelidade dos clientes é o resultado final.



Nesta semana, pense, a natureza tem muito a ensinar. Vamos olhar as nossas volta e aprender com tudo e com todos, inclusive as pequeninas formigas."



(Autor desconhecido)

UMA ORGANIZAÇÃO É FEITA DE PESSOAS, CADA UMA FAZENDO A SUA PARTE .




Texto enviado por:
Luciana Gomes - Gerente loja 26
CONTINUE LENDO

Motivação!!!

Postado por Unknown Em 12 junho, 2012 0 comentários

A jornada cotidiana inserida no curso do tempo é repleta de desafios e contrastes, conduzindo-nos a cumprir nosso destino e escrever nossa história de vida.

Em tempos de globalização que mistifica essa nova era, parece impossível acompanhar a velocidade das inovações e transformações que nos são impostas, o que nos faz concluir que há uma invasão de nossa privacidade e que estamos sendo constantemente monitorados.
Entretanto, precisamos cumprir nossa missão, atingir nossas metas, realizar os nossos sonhos.

De repente encaramos os problemas diários, os conflitos íntimos, as adversidades e desilusões, o estresse, a insegurança e constantes indagações onde nossa mente procura uma resposta, uma solução, uma fonte de inspiração pelo deserto da vida.

Então, descobrimos que temos uma infinita capacidade para realizarmos desde o mais simples objetivo que nos parece difícil, até o maior de nossos sonhos se tivermos fé, esperança e amor que convergem num precioso dom: MOTIVAÇÃO!

Motivação é a palavra-chave do momento.
É o grande segredo das pessoas felizes e bem-sucedidas.
É o manancial que renova nossas energias e esperanças
em busca de sonhos, objetivos e realizações.
Um oásis cheio de paz e inspiração no meio do deserto da vida.
É a resposta que encontramos no âmago do ser,
a estratégia para que façamos algo acontecer.
Motivação é estímulo, provocação, interesse,
inovação, vontade, determinação, atitude, reinvenção.
Seja qual for a situação em que nos encontramos,
seja qual for o sonho que idealizamos,
jamais atingiremos nossa meta se não tivermos MOTIVAÇÃO!
Portanto, o que você está esperando? Mãos à obra!
Planejamento (planeje), inovação (inove), criatividade (crie),
reinvenção (reinvente), cooperação (coopere),
questionamento (questione-se), fé (acredite), concentração (concentre-se),
participação (participe), insistência (insista)...
... ousadia (ouse), merecimento (mereça),
agradecimento (agradeça), atualização (atualize-se), oração (ore),
vitória (vença), emoção (emocione-se), razão (raciocine),
amor (ame-se, tenha auto-estima, espalhe amor sem limites),
felicidade (seja feliz hoje, amanhã, sempre...)
MOTIVAÇÃO (MOTIVE-SE!)

Texto enviado por Terezinha (Gerente - Filial 06)

CONTINUE LENDO

Aproveite os momentos bons e ruins da sua vida

Postado por João Pires Em 10 junho, 2012 1 comentários
É natural ter momentos bons e ruins, e o mais importante é mudar a forma como você se sente internamente e como reage aos acontecimentos bons e ruins, ou melhor, como você encara a situação.

Momentos bons e ruins estão interligados. Os erros que você comete durante os momentos bons geram os momentos ruins de amanhã e as coisas sábias que você faz durante os momentos ruins hoje, geram os bons momentos amanhã.
Criamos nossos próprios momentos bons e ruins, muito mais do que nos damos conta. Muitas pessoas deixam de administrar seus momentos bons, consumindo recursos demais, afastando-se do básico e acabam gerando momentos ruins.
Momentos bons são aqueles em que você valoriza o que tem. Momentos ruins são aqueles em que você sente falta do que não tem. Para termos menos momentos ruins, devemos evitar a comparação.
Não podemos controlar sempre os acontecimentos externos, mas podemos controlar o que acreditamos e o que fazemos em relação a nossos bons e maus momentos.
Para transformar um mau momento, você precisa mudar o que está acontecendo ou o modo como você se sente sobre o que está acontecendo. Acreditar em algo melhor, normalmente leva a pessoa a um resultado melhor. Pessoas positivas são mais bem aceitas pelas outras e por isso conseguem as melhores oportunidades.

Portanto, o caminho para fora do mau momento surge quando você decide ver as coisas de outra forma. Podemos transformar nossos maus momentos em bons momentos quando identificamos e tiramos proveito do bem oculto que existe em todas as situações (da mensagem, da lição, da realidade, da oportunidade). Muitas pessoas só conseguem ver os maus momentos como períodos de frustração, dor, desilusão, raiva e fracasso. Mas procure identificar e concentrar-se no bem oculto que existe num mau momento. Tenha a visão de futuro do bom momento que você deseja estar e que faça sentido para você. Algo tão formidável quanto você seja capaz de imaginar, mas que também seja realista e atingível, se desejar com muita força.
O sofrimento nos maus momentos podem despertá-lo para uma verdade que talvez você esteja ignorando (ser orgulhoso demais, não pedir ajuda, ou se aproveitar dos outros, ou gastar demais, negar a realidade, negar sua responsabilidade, etc.).

Para permanecer mais tempo num bom momento é preciso estar preparado, verificar quais os recursos necessários, as competências, as tendências, analisar as mudanças, estar sempre progredindo, etc. Muitas pessoas ficam cegas e surdas quanto conquistam o sucesso, tornando-se tão seguras que não ouvem mais ninguém, confiando apenas em si mesmas. Muitas perdem de vista o porquê conseguiram o sucesso.
Entre os momentos bons, existem os momentos maus. O modo como você administra os maus momentos determinará quanto tempo levará para atingir o próximo bom momento. Se você não aprender enquanto estiver num mau momento, pode se tornar uma pessoa amarga. Mas se aprender algo de valor, poderá se tornar alguém melhor.

Em alguns momentos, embora não seja saudável tentar fugir da realidade, pode ser bom , ficar relaxando, descansando, confiante de que a situação irá melhorar. Depois de boas noites de sono, ou dias de folga nosso cérebro pode acionar novas ideias, ter insights e ver melhor a situação e planejar para sair dessa má situação. Quando você consegue ver o problema “de fora” encontra as soluções que precisa. Quando você administra seus momentos bons e ruins, aprende a manter um equilíbrio saudável. Os insights que você tem são muito importantes e o que você faz com eles é que fará toda a diferença.
Quando as coisas começam a dar errado, é preciso mudar o comportamento. As pessoas resistem à mudança por não saberem lidar com o problema, ou por pensarem que ignorando o problema, talvez as coisas se ajeitem naturalmente. Em muitos casos, por medo de admitir que está errado ou que precisa de ajuda.

A origem do medo é o ego. O ego nos deixa arrogantes (que se disfarça de segurança) nos momentos bons e medrosos (que se disfarça de conforto) nos momentos ruins. Assim, nos impede de ver a realidade distorcendo a verdade. Quando você está num bom momento, seu ego faz com que as coisas pareçam melhores do que realmente são, assim como, piores do que realmente são quando você está num mau momento. O bom momento é uma vitória sobre o medo.
O ego o faz pensar que o momento bom durará para sempre e temer que o momento ruim nunca termine. Quando deixamos o ego de lado aumentamos nossas chances de sair dos maus momentos mais rapidamente. Faça da realidade a sua amiga. Mantenha-se fiel àquilo que você realmente quer e faça o que é realmente necessário para chegar lá. Reconheça a verdade em vez de viver na ilusão. Sempre faça a pergunta: “Qual é a verdade contida nesta situação em que me encontro? Como posso aproveitar o bem que está contido neste momento ruim?”.

Quando nosso medo diminui, nos tornamos mais tranquilos e bem-sucedidos. Supere seu medo de fracassar. Os bons momentos tem o propósito de celebrar a vida, enquanto os maus momentos são dádivas e oportunidades para você crescer, criar algo melhor e ensinar sobre a vida.
Grupo de Motivação

Texto enviado por João Pires (Gerente - Grande Rio)
CONTINUE LENDO

Acreditar é essencial, mas ter atitude é que faz a diferença !!!

Postado por Unknown Em 07 junho, 2012 7 comentários







Muitos procuram meios “obscuros” para realizar seus sonhos, desejos , fazendo com que esses se tornem obsessão ao ponto de passar por cima de qualquer um , quebrando qualquer regra, botando a perder amizades verdadeiras e muito mais.



Não existe nada mais valioso que conquistar algo pela nossas forças com fé em Deus , determinação e acima de tudo com atitude. No passado existiu uma princesa que provou bem de todo benefício que a atitude associada a esforço e fé podem oferecer; foi bem assim:



Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador mas de acordo com a lei deveria se casar. Sabendo disso resolveu fazer uma “disputa” entre as moças da corte.



No dia seguinte o príncipe anunciou que receberia , numa celebração especial, todas suas pretendentes e apresentaria o tal desafio. Uma velha servente da corte ouvindo o que havia de acontecer sentiu uma leve tristeza pois sabia que sua filha nutria um certo sentimento em relação ao príncipe.



Chegando em casa relatou a filha sobre a disputa que seria organizada pelo príncipe e se espantou ao perceber que sua filha tinha visto em tal “loucura” sua oportunidade, então indagou incrédula : _ Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta ideia insensata da cabeça...



A filha respondeu : Não , querida mãe. Tenho que tentar, essa é a oportunidade que esperava para estar diante do príncipe.



À noite a jovem estava no palácio e ficou deslumbrada com tantas meninas lindas , mas ainda assim não deixava de acreditar que poderia mostrar ao príncipe seu amor. Naquela mesma noite o príncipe anunciou o desafio: _ Darei a cada uma de vocês uma semente , e aquela que depois de seis meses me trouxer a mais bela flor será minha mulher.



O tempo foi passando e a jovem ia cuidando da terra , regando , tendo os mais diversos cuidados com a semente. Depois de seis meses nada havia acontecido. A flor não tinha brotado.



Chegou o grande dia do príncipe escolher sua mulher, aquela jovem teve a mais correta atitude que poderia ter mesmo sabendo que não tinha a flor foi ao encontro do príncipe. Sua mãe novamente era contra pois ela não tinha nada para apresentar. Chegando ao local ,ela viu as belas meninas com lindas flores,cada uma mais bela que a outra, e ficou extremamente surpresa quando o príncipe apontou para ela dizendo :_é você quem eu procuro! Além de coragem teve atitude de vir aqui sem nada a apresentar . As demais meninas ficaram sem entender nada. Olhando para elas e para todos ao seu redor disse: _ Essa será a minha mulher, a futura princesa, pois foi a única que mostrou seu bom caráter , as sementes que distribui no dia da disputa todas elas eram estéreis.



Então meus amigos vamos trabalhar, buscar aquilo que é nosso com verdade , honestidade, muita fé e tomando sempre atitudes que vão nos levar aos nossos objetivos.



Boas Vendas.



Texto enviado por Anselmo (Gerente - Freguesia)
CONTINUE LENDO

Tenha Fé

Postado por Martins Em 05 junho, 2012 0 comentários

  Neste texto, farei uma coisa diferente do que fiz nas minhas postagens anteriores. Gostaria de compartilhar com vocês, uma música que ouvi pela primeira vez no fim do ano passado e que me fez ver as coisas de uma outra maneira. Afinal, por pior que sejam as adversidades que enfrentamos na vida, temos que ter a atitude de enfrentá-las e nunca devemos deixar de ter fé e acreditar que é possível mudar qualquer que seja a situação.

                 Título: Tenha Fé em Deus

A luta está difícil, mas não podes desistir
Depois da tempestade, flores voltam a surgir
Mas quando a tempestade demora a passar
A vida até parece fora do lugar
Não perca a fé em Deus, fé em Deus
Que tudo irá se acertar
Pois o sol de um novo dia vai brilhar
E essa luz vai refletir na nossa estrada
Clareando de uma vez a caminhada
Que nos levará direto ao apogeu
Tenha fé, nunca perca a fé em Deus
Pra quem acha que a vida não tem esperança
Fé em Deus
Pra quem estende a mão e ajuda a criança
Fé em Deus
Pra quem acha que o mundo acabou
Pra quem não encontrou um amor
Tenha fé, vá na fé
Nunca perca a fé em Deus
Pra quem sempre sofreu e hoje em dia é feliz
Fé em Deus
Pra quem não alcançou tudo que sempre quis
Fé em Deus
Pra quem ama, respeita e crê
E pra aquele que paga pra ver
Tenha fé, vá na fé
Nunca perca a fé em Deus
Aquilo que não mata só nos faz fortalecer
Vivendo aprendi que é só fazer por merecer
Que passo a passo um dia a gente chega lá
Pois não existe mal que não possa acabar
Não perca a fé em Deus, fé em Deus
Que tudo irá se acertar
Pois o sol de um novo dia vai brilhar
E essa luz vai refletir na nossa estrada
Clareando de uma vez a caminhada
Que nos levará direto ao apogeu
Tenha fé, nunca perca a fé em Deus.

Link: http://letras.terra.com.br/diogo-nogueira/1062615/

Tenha fé e nunca deixe de lutar!
Texto enviado por Alexandre Martins (Filial Copacabana)
CONTINUE LENDO

COMO ATINGIR OBJETIVOS E METAS?

Postado por Unknown Em 03 junho, 2012 0 comentários
Na noite anterior à caçada, os aborígines australianos, com quem vivi e estudei durante mais de um ano, fazem a dança da caça onde uma parte do grupo faz o papel da caça e outra parte o dos caçadores. Nessa dança eles acreditam "caçar"  o animal. Após a "caçada" (na dança) eles comemoram, fazem as chamadas pinturas rupestres (desenham o animal caçado nas paredes das cavernas) e vão dormir. No dia seguinte, se levantam e vão "apanhar o animal", com os bumerangues e lanças próprios para (agora sim) caçar o animal que acreditam já ter sido devidamente "caçado" durante a dança na noite anterior.

     O que a caçada aborígine nos ensina?

Em primeiro lugar vemos que a "dança" é uma preparação mental e física para a caçada (objetivo) e ao mesmo tempo um verdadeiro "treinamento". Quando imitam o animal e o ato de caçar, fazem, na verdade um treinamento de simulação da caça verdadeira. Aí são discutidos os hábitos do animal a ser caçado, o comportamento dos caçadores, as armas e a destreza no uso dos equipamentos (bumerangues e lanças), etc.

Mas o principal é que a dança serve para fixar claramente qual é o objetivo do dia seguinte – caçar aquele determinado animal (e não outro).

Com o objetivo bem determinado, claro e de conhecimento de todos (qual é o animal a ser caçado) e com ações de preparação e treinamento (dança noturna) para conquista-lo, e com as armas certas, não há como não obter êxito na caça!

No dia seguinte, a caçada segue sem nenhuma tensão ou ansiedade pois que a certeza de caçar é tão grande que basta apenas ter dedicação e entusiasmo para se atingir o objetivo final – trazer o animal para a aldeia!
    
Na empresa e no nosso dia-a-dia é a mesma coisa: um objetivo e metas claros e definidos, instrumentos certos para atingi-los (ou armas adequadas), pessoas certas e habilidades treinadas, dedicação e entusiasmo e,  com certeza, atingiremos nossos objetivos, por mais audaciosos que parecem ser.

Os dias atuais de extrema mudança e competitividade exigem que tenhamos claro os nossos objetivos pessoais e profissionais e um total envolvimento e comprometimento com as coisas e com as causas da empresa em que trabalhamos. Para atingir um objetivo é  preciso que não nos economizemos em nossa capacidade de participar dos programas e projetos de qualidade, produtividade, agressão ao mercado,  vendas e outras atividades que levem nossa empresa ao sucesso.

Há pessoas que não se envolvem, não se comprometem, com a idéia falsa e errônea de que não se envolvendo e não se comprometendo ficam isentas de problemas. Nada mais falso! Pessoas que preferem "morrer sentadas" com medo de participar ficam à margem do caminho, nunca são promovidas e são vistas como não-comprometidas.

As pessoas de sucesso são as que não têm medo de se comprometer e as que compreendem que o sucesso exige de nós a coragem para correr riscos, para assumir compromissos e lutar por nossos objetivos. A diferença fundamental entre ganhadores e perdedores está na medida do comprometimento, do envolvimento, da participação e da capacidade de fazer, empreender.
    
Você conhece funcionários que ficam procurando maneiras de fazer as coisas pelo caminho menos comprometido e mais fácil? Você conhece funcionários que ficam o tempo todo olhando no relógio para ver quando terminará o expediente para irem embora o mais rapidamente possível? Você conhece pessoas que não participam de nada em suas comunidades para não se envolverem em coisas que "dão trabalho"?

     Eu conheço muita gente assim e tenho pena dessa gente.

O tempo atual é dos que têm objetivos claros e são comprometidos com aquilo que fazem. Vejo, com pesar, pessoas que se economizam o tempo todo. Parece que não querem "gastar-se". Não querem "doar-se" àquilo que fazem. Essas pessoas jamais terão sucesso algum. Jamais experimentarão o prazer de serem avaliadas positivamente. Jamais alcançarão seus objetivos e metas.
Quanto mais uma pessoa se economiza, mais os outros a economizarão, não contando nada a elas, não as envolvendo nas decisões, não perdendo, enfim, tempo com elas. E assim, elas vão ficando cada vez mais "por fora" e alheias a tudo o que acontece e, é lógico, serão igualmente esquecidas nas promoções e nas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Com um objetivo claro e definido, pessoas comprometidas experimentam o sucesso tão invejado pelos que não se envolvem, não se comprometem e ficam à margem do caminho.

Acredite! Tenha foco, se aperfeiçoe, use as armas adequadas, tenha dedicação e entusiasmo.

Pense nisso. Sucesso!

Autor: Prof. Marins

Texto enviado por Jomar (Gerente filial da Tijuca)
CONTINUE LENDO